domingo, 4 de abril de 2010

Conversa sobre FÉ

Estes dias estava ouvindo sobre FÉ; e confesso que já ouvi muita coisa sobre este tema (assim, como você também já tenha ouvido). Mas, enquanto, ouvia o preletor discursar com grande eloqüência (show a parte), comecei a pensar em momentos, situações, decisões que tomei ou deixei de tomar por conta da FÉ ou falta dela, suas implicações e conseqüências, garanto que foram muitas... Enquanto, o discurso decorria sobre Abraão no Livro de Hebreus e sua galeria de Heróis da Fé, texto muito apropriado e confrontante.
O autor de Hebreus (Livro lindo e forte do Novo Testamento) diz que "sem fé é impossível agradar a Deus"; e ele relata, faz uma lista de nomes conhecidos e desconhecidos e fatos ocorridos com os tais; até se atrave a dá características de tantos outros que tiveram Fé sem alcance da tal promessa esperada. Este confronto direto que ele faz me impressiona muito. Sabe, sou marcada pela vida e posturas daqueles queridos que o Autor de Hebreus citou. FÉ!
Ainda sou confrontada por minhas posturas: falta de fé, sou como alguns do Antigo Testamento e do Novo Testamento que tiveram contato direto com o Deus e com o Verbo Encarnado - Jesus e ainda assim vacilaram em suas vidas com relação a crer, esperar e confiar na Kabod Javé tão próxima e presente a eles e a mim; não estou com isto querendo me justificar; mas, expor este meu coração incrédulo, que se ilude em agir com a aparência de fé tantas vezes, mais que só Deus sabe a real da motivação que tenho e a medida da fé que tenho, exerço ou não.
Também, fico chocada em ouvir o Gilberto Gil quando canta: "... andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá.." . Convido você a pensar comigo: se ele entendeu que a fé não costuma falhar; porque então, eu que conheço o autor e consumador da FÉ que não falha, vacilo sempre; explique-me então, porquê não sou firme e constante nesta FÉ?? Ah, sei, pergunta complexa de se fazer e muito mais ainda de se responder, compreendo.
Parece um paradoxo cheio de interrogações de um coração que anseia viver plenamente confiança esperançosa baseada em FÉ. Mas, quando percebo que dependo de Deus também para que esta confiança seja gerada, sou inundada desta FÉ constante ao ponto de que em qualquer momento e em qualquer situação eu posso crer de modo confiante em Abba!
Fé, esperança e confiança, acreditem em mim, estão interligadas. Ok, você pode me questionar: 'Interligadas? Como? E, eu onde entro neste bolo?'
Calma! Não quero expor você a vergonha, só quero compartilhar algo que o meu coração também questiona, entende? Somos iguais! Eu, você: somos iguais, pessoas geradas por FÉ e que são convidadas a viver e andar por ela, vamos acompanhar o Gilberto Gil na canção: 'andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá' e declarar com o autor de Hebreus: 'FÉ é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.' E, também que, 'sem FÉ é impossível agradar a Deus.'
Este é o convite: "Vamos juntos para Abba e dizer para Ele: 'eu quero FÉ que vem de VOCÊ, eu quero crer e esperar em VOCÊ cheio de confiança plena.' Vamos juntos para Abba e dizer: 'Preciso de VOCÊ. Preciso crer que SEU Amor é o Bastante!' Vamos como filhos que sempre esperam com o coração cheio de confiança pelo querido Abba, cheios de expectativas do que Ele irá nos presentear neste dia, seja sempre bem vinda Kabod Javé."

Um comentário:

Venusia disse...

È Simone,verdadeiramente FÈ é a palavra facil de pronunciar e dificil de vivenciar.Fico imaginando quantas coisas perdemos por falta de fé,mais na verdade nao é falta de fé,pois temos a medida de fé que Deus mesmo repartiu a cada um.E saber qual é o caminho da Fé pra cada um.Cada homem da galeria da Fé viveu sua propria experiencia de Fé e, uma coisa interessante é que pensamos que a fé serve pra nos livrar ou nos dá o que precisamos,mais na galeria da fé alguns foram serrados ao meio pela fé.Como pode ser?Serrados ao meio pela fé?È.Com certeza existe um pequeno misterio na fé!!