sexta-feira, 20 de janeiro de 2023


 O Amor! Ah, o Amor é...

O amor segundo Paulo tem muitas qualidades e observações. Paulo? Ah, preciso apresentar, Paulo, o Apóstolo que escreveu muitas cartas para muitas igrejas e pessoas na época da Igreja do Primeiro Século. Ele foi um homem admirável, líder incrível, e um exímio escritor. 

Mas, voltando a falar sobre o amor que Paulo escreveu em Primeira Coríntios 13. 4-8; 13b; nestes versos bem específicos, ele pontua o que o amor é ou não é; o que deve ser ou não; como se porta ou deixa de se portar. E, aí, você observa e se depara com um Amor quase que irreal; risos... Desculpas, mas, pensei nos contos de fadas que tem um final feliz e um amor eterno e cheio de encantos, um amor de sonhos. Deixa isso para lá. Vamos falar do amor real do Amor que Paulo descreve.

O Amor é paciente, benigno, não ciumento, não orgulhoso, não vaidoso, não interesseiro, não injusto, não inconveniente, não ressentido do mal, se regozija com a Verdade, sofredor, crente, esperançoso, suporte, jamais se acaba. Ao descrever tais qualidades, Paulo estava pensando em um amor pessoal, pleno, que não podia ser comparado ao amor humano apenas. Acho incrível como este homem tão comum e com um passado tenso faz colocações tão pertinentes sobre o amor real!

Posso incluir mais duas qualidades ao amor: desatino e subversivo. Será que Paulo pensou sobre estas qualidades? Acredito que se houvesse definição para tais, eles as incluiria em sua lista, porém, hoje incluirei a minha.

O Amor é desatino, pois de alguma maneira seus atos são para os que recebem ou executam são vistos como irracional, sem juízo, sem tino. O Amor é subversivo, muda a rota predestinada, perde o verte, o sentido normal de algo ou alguém.

Não é assim o Amor? Desatino e Subversivo? 

Quantas vezes, o Amor do Aba tornou-se desatino para te livrar de situações adversas? Ou subverteu para que seu coração fosse precisamente transformado ao ponto de você ser capaz de não só experimentar, mas viver plenamente a benignidade e bondade do Amor? 

Se me permite dizer, melhor, afirmar, o Amor é Desatino e Subversivo, e sendo Ele uma Pessoa Eterna, jamais morrerá, jamais! O Amor afirma que com amor eterno nos amou!

Vamos viver este Amor e permitir que Ele nos ame plenamente! 

Com Amor!

(Este texto foi escrito depois de uma conversa com uma amiga sobre amor)

Nenhum comentário: